dicas_evite_acidentes
+Conselhos Úteis

Cuidado com a eletricidade, os aparelhos eletrodomésticos, as tomadas, o manuseio de ferramentas e equipamentos elétricos e, principalmente, onde se localiza o quadro geral de luz, sua finalidade, cuidados a serem tomados e seu desligamento, quando se ausenta de casa.

Alertar a família para os perigos com fogo, fósforo, as queimaduras tanto com estes, como com substâncias e líquidos quentes, além é claro, dos cuidados a serem tomados quando se está cozinhando.

Objetos e substâncias químicas como lâminas, facas, canivetes, vidros, janelas, fios desencapados, álcool, produtos de limpeza entre outros, podem provocar acidentes se utilizados de maneira incorreta.

Cuidados com chuveiros elétricos ou a gás, portas da rua abertas, pressa desnecessária para tomar o ônibus ou para atravessar as ruas e atenção no caminho, para evitar pequenos acidentes como quedas e tropeços.

Em escolas e condomínios deve-se ensinar as crianças os locais onde se encontram as saídas de emergência, os extintores de incêndio e os registros gerais de água e luz.

Em emergências, evitar usar o elevador.

+Acidentes no Trabalho

Para evitar atos inseguros e prevenir-se dos acidentes no trabalho é necessário observar algumas condições básicas de segurança que devem existir nos ambientes de trabalho, principalmente nas indústrias.

Fique atento para:

Condições de limpeza de pisos, escadas e estado de conservação de elevadores.

Ausência de sinalização, iluminação insuficiente, desarrumação de móveis, mercadorias e mistura de diferentes produtos.

Presença de buracos, fendas, tábuas soltas, fios fora dos eletrodutos e sem isolamento, ligações improvisadas ou com vários aparelhos sem a capacidade devida, acarretando sobrecarga à rede.

Negligência e inadequação de máquinas, falta de manutenção ou reposição de correias, peças e lubrificantes.

Existência de riscos físicos provocados pela eletricidade, excesso de frio ou calor, radiações, impactos, etc.

Os riscos causados pela inexistência ou mau uso de equipamentos de proteção individual, ou ainda que se apresentam sem condições de uso, como: capacetes, capuz, máscaras contra gases, protetores: facial, respiratório, auriculares (de ouvido) e oculares, capa, botas especiais, avental, colete, luvas e perneiras.

+Acidentes na Água

Por falta de informação, muitos acidentes ocorrem na água. Previna-se observando algumas regras básicas:

Se não souber nadar, não entre na água.

Nunca mergulhe em locais desconhecidos, devido a presença de pedras, troncos de árvores submersos e outros obstáculos.

Adultos e principalmente crianças devem usar equipamentos salva vidas ao andarem de barco.

Cuidado com as correntezas, caimbras, águas contaminadas, banho após as refeições ou à noite.